Nicole Cordery
Natural de Niterói, Nicole Cordery formou-se como atriz na CAL, no Rio de Janeiro, em 1996. Seu espírito nômade a levou para São Paulo em 2000 – ano em que entrou para o Grupo Tapa –, e, seis anos depois, para Paris, onde cursou a Ecole Jacques Lecoq e fez mestrado em Estudos Teatrais na Sorbonne Nouvelle.
De sua rica trajetória nos palcos, destacam-se as peças Camaradagem, Strindbergman, A cidade, A noite das tríbades, Ato a quatro, Dissecar uma nevasca, No Coração das máquinas, Alice, Retrato de mulher que cozinha ao fundo, Deadline, Nunca fomos tão felizes, Chernobyl, Pandas ou era uma vez em Frankfurt e Terra Medeia – os dois últimos on-line. Foi indicada aos prêmios APCA (2015) e Aplauso Brasil (2015 e 2019) na categoria Melhor Atriz.
No audiovisual, participou das séries de televisão Pedro e Bianca, Operação Condor, A vida de Rafinha Bastos, Natureza morta e Segunda chamada e foi a criadora da websérie Nós, que protagoniza ao lado de Larissa Ferrara. Além disso, atuou nos curtas Cylene, Quando o céu escurece, Cidade inerte, Bastidores, Entrelatinhas e Espelho e nos longas A grávida da Cinemateca, Do lado de fora, La Meute, Não por acaso e Hora marcada.
Como atriz, Nicole viajou para vários lugares, e essas experiências a levaram a fazer outra estreia - esta nos campos literários -, com Cadernos de viagem herdados (Claraboia).
Acompanhe a autora no Instagram.
NA IMPRENSA
Nicole Cordery estreia no mercado literário com romance em que narra herança maldita após fatalidade (Observatório do Teatro)
Nicole Cordery reflete sobre luto e amizade na pandemia em estreia literária (O Tempo)